Objectivos

O problema da falta de habitação não se irá resolver de um dia para o outro, as famílias alojadas nas casas de lata continuarão a viver em condições desumanas por tempo indeterminado mesmo que todos os esforços governamentais se concentrem nesta problemática.
Este projecto tem como objectivo primordial melhorar as condições de habitabilidade das famílias mais desfavorecidas tal como um planeamento urbano, capaz de facultar uma vida mais digna.
A realização da curta-metragem CASALATA proporcionou-nos um contacto profundo com a dura realidade enfrentada pelos moradores das casas de lata/tambor. As condições desumanas encontradas nestes espaços, intensificada pela marginalidade sentida por quem não tem outra opção e vive na ilegalidade, levou a estruturar uma linha de acção dividida em três momentos:
· Num primeiro momento, o objectivo é efectuar um levantamento dos métodos construtivos e da organização social deste processo urbano e enumerar os aspectos positivos encontrados, reutilizá-los como uma ferramenta válida na evolução do projecto de habitação social.
·  Num segundo momento, depois do levantamento realizado, sugerir pequenas intervenções económicas que irão asegurar melhores condições de vida às famílias. Questões como o conforto térmico, ventilação dos compartimentos e iluminação dos mesmos podem ser significativamente mais eficazes.
· No terceiro momento, desenvolver um projecto de habitação social sustentado pelo conhecimento retido ao longo deste caminho. Este terá como estrutura base estratégias bioclimáticas e a educação habitacional e urbana,  que consideramos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Há a intenção de fazer uma publicação reunindo o projecto de arquitectura e a curta metragem:


close